Sarampo Fev 12, 2020 Crédito: Livia Neves / RVA

Crianças e jovens de cinco a 19 anos são vacinados em campanha contra o Sarampo

Segundo a enfermeira Carla Lili Müller, o Dia D de vacinação será no sábado, quando os postos abrem em horário especial

- Foto: Eduardo Wachholtz / RVA

Ocorre em todo o país, a campanha de vacinação contra o sarampo para crianças e jovens dos cinco aos 19 anos. Somente no Rio Grande do Sul, o público-alvo é de 245 mil pessoas, que não tomaram nenhuma dose da vacina ou que receberam apenas uma.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, desde agosto do ano passado, 82 casos da doença foram registrados em solo gaúcho. Um em cada quatro casos envolve pessoas da faixa etária da campanha. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, enfermeira Carla Lili Müller, são os altos índices de casos da doença que tem levado o governo a promover campanhas de mobilização. Ainda de acordo com Carla Lili Müller, a campanha se estende para crianças e jovens dos cinco aos 19 anos, pois no ano passado, essa foi a faixa etária mais atingida pelo sarampo. 

O Dia D de vacinação será no sábado, dia 15, quando os postos abrem em horário especial para atendimento ao público. Em Venâncio Aires, vão atender o Posto de saúde Central, UBS Gressler, ESF 4 Santa Tecla, ESF 1 CAIC e ESF 3 Macedo. O atendimento será das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa e os sintomas iniciais geralmente incluem febre, tosse, corrimento nasal e inflamação nos olhos. Simultâneo à campanha contra o sarampo, em Venâncio, será feita a atualização de carteiras de vacinação para aplicar doses contra a febre amarela e o HPV.

 

c