Farmácia solidária Jan 08, 2020 Crédito: Bruna Oliveira / Grupo RVA

Campanha Doses de compaixão - Farmácia solidária busca diminuição do desperdício de medicamentos no município

O programa trabalha em duas frentes, o auxílio da população para doação e a mobilização de farmácias do município

- Foto: Bruna Oliveira / Grupo RVA

O anseio do grupo de alunos do 9º ano da Escola José Duarte de Macedo, é colocado em prática nos bairros de Venâncio Aires. Com o apoio da Secretaria de Saúde, ocorreu nesta terça-feira, 07, o lançamento da campanha “Doses de compaixão- Farmácia solidária”. O projeto idealizado pelos estudantes Emanuela Lopes da Silva, Eduarda Kauffmann e Maciel Chaves, busca diminuir o desperdício de medicamentos, possibilitando que pessoas necessitadas recebam os remédios.

O programa trabalha em duas frentes, o auxílio da população para doação e a mobilização de farmácias do município que também podem ter ponto de coleta. A comunidade deve entregar os medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF). Os remédios vão ser recolhidos e levados para a Farmácia Municipal onde passarão pela triagem da equipe e após poderão ser retirados através de orientação médica.

Em entrevista à reportagem do Grupo RVA, a professora responsável pelo trabalho, Tayná Luiza Henn, destacou que a proposta iniciou em 2019 e foi agraciado com o 1° lugar na categoria Anos Finais na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares de Venâncio Aires e o 2° lugar na categoria 3 (de 7° ao 9° ano) na Mostratec em Novo Hamburgo.
“Todo mundo tem algum medicamento em casa que possa ser repassado para outras pessoas [...] então a população se conscientizar de que a gente pode dessa forma estar auxiliando as pessoas que não tem tantas condições de adquirir esses medicamentos” relatou.



c