DOAÇÃO Nov 27, 2019 Crédito: Eduardo Wachholtz / RVA

Grupo organiza cadastro de possíveis doadores de medula óssea em Venâncio Aires

Teste de compatibilidade é feito em Porto Alegre e será disponibilizado ônibus para os interessados

- Foto: Eduardo Wachholtz / RVA

Com objetivo de aumentar o número de doadores de medula óssea, um grupo de voluntários de Venâncio Aires está organizando grupos com as pessoas interessadas em realizar o teste de compatibilidade. O exame é feito no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Em entrevista à Rádio Venâncio Aires, um dos organizadores do movimento, Noredi Rodrigues, explicou que a ação é um antigo desejo. “A ideia é que a gente levante esses doadores, já garantimos um ônibus para levar as pessoas até lá […] data vai ser definida, mas a nossa ideia é até o dia 20 de dezembro”, disse.

Para efetuar o cadastro, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. No Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, o interessado em realizar a doação assinará um termo de consentimento livre e esclarecido. Além disso, também será retirada uma pequena quantidade de sangue para a identificar as características genéticas. Interessados podem buscar informações pelo telefone 9 9880-6266, com Noredi Rodrigues, ou 9 9521-2707, com André da Rosa.

c