Venâncio Aires Out 05, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Repasse de recurso da Câmara é impossibilitado e estudantes retomam busca de valores para apresentação no Ceará

As alunas do IFSul Ane Debald, Rebéca Pinheiro e Giovanna Schuck foram selecionadas para Congresso Nacional da Educação

- Foto: RVA

Estudantes do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) buscam recursos para viajar neste mês para Fortaleza, no Ceará, onde representam Venâncio Aires no VI Congresso Nacional de Educação (Conedu). As estudantes Ane Caroline Schuh Debald, Rebéca Pinheiro e Giovanna Inês Schuck foram selecionadas para o evento com o projeto Informática na Melhor Idade. A atividade visa a oferecer aulas de informática gratuitas para pessoas com mais de 45 anos. O programa já atingiu cerca de 500 pessoas e, somente neste ano, atende 80 alunos.

A ideia rendeu às jovens seleção para participar do Conedu. Para tanto, elas foram até a Câmara no dia 23 de setembro solicitar apoio para essa viagem e divulgar ações realizadas para angariar recursos. Para custear as passagens, são necessários R$ 3.500,00. Como o IFSul passa por momento de cortes do orçamento por parte do Governo Federal, não há possibilidade de auxílio às jovens.

Após a fala das estudantes na Tribuna Livre, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Kappel, do PL, anunciou que iria repassar o valor necessário para participação das alunas de Venâncio Aires no Congresso Nacional de Educação. No entanto, nesta sexta-feira, 04, as gurias foram comunicadas que não haverá possibilidade da destinação do valor.

Com a devolução do dinheiro do Legislativo à Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação não seria possível destinar o recurso, pois essa pasta só pode fornecer valores a entidades municipais. Já a Secretaria de Cultura e Esportes fica impossibilitada de dar o dinheiro, pois só pode fazer isso em competições. No caso das meninas, elas vão realizar apenas uma aprestação do trabalho.

Dessa forma, as estudantes retomam com mais intensidade as ações para angariar recursos. É realizada uma “vaquinha” (disponível aqui), venda de doces (cones trufados) e uma Ação Entre Amigos. Os números estão sendo comercializados ao valor de R$ 5 com as meninas e também na recepção da Rádio Venâncio Aires. O sorteio será no dia 12 de outubro.

O Conedu ocorre nos dos 24, 25 e 26 de outubro em Fortaleza. Com o tema “Avaliação: Processos e Políticas”, o evento visa a promover ações de caráter inovador e tecnológico incentivando a produção acadêmica para a melhoria da qualidade da educação básica e superior no Brasil.


c