Venâncio Aires Out 04, 2019 Crédito: Assessoria de Imprensa / Câmara de Vereadores

Grupo de vereadores vai a Porto Alegre solicitar modificações no trevo de Venâncio Aires

Reuniões estão agendadas para ocorrer na EGR e na Secretaria Extraordinária de Parcerias

- Foto: Veridiana Röhsler / RVA

Porto Alegre será destino de grupo de vereadores no próximo dia 22 de outubro. O objetivo é solicitar medidas para reduzir o número de acidentes no trevo de acesso a Venâncio Aires. Entre 2013 e 2016, cinco pessoas morreram no local por acidentes de trânsito. O número cresce ao longo da via dentro dos limites do município: 66 vidas perdidas desde 2009.

Duas reuniões estão agendadas para o dia 22, ambas com o mesmo intuito. O primeiro encontro será com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o outro com a Secretaria Extraordinária de Parcerias. Na pauta dos vereadores está a solicitação do fechamento da rótula do trevo. De acordo com o vereador Nelsoir Battisti, essa é uma solução rápida e eficaz.

Os pontos mais perigosos do local são os destacados na imagem, uma vez que são pontos de travessia para o outro lado da pista. De acordo com o vereador, o fechamento da pista central do trevo obrigaria os carros a seguirem no ‘mesmo’ sentido. Ou seja, quem segue na direção de Porto Alegre a Santa Cruz teria que entrar na rótula, evitando a passagem na pista central. Assim, quem precisa atravessar o Trevo seguiria, com cautela, e com menos risco de colisão. Ainda, além de evitar a passagem, automaticamente, os motoristas serão obrigados a reduzir a velocidade no local. Um exemplo citado pelo vereador Nelsoir é o trevo de Taquari. Lá, assim como em Venâncio, era ‘palco’ de inúmeros acidentes e, agora, com a rótula fechada não há mais notícias de colisões.

Participam da reunião na Capital do estado, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Kappel; e os demais vereadores André Puthin, Ciro Fernandes, Nelsoir Battisti, Sandra Wagner e Sid Ferreira.

c