ESPORTES Out 03, 2019 Crédito: Eduardo Wachholtz / RVA

Estudantes de Venâncio Aires se destacam em competições esportivas no estado e no país

Atletas do Cônego Albino Juchem e do Monte das Tabocas conquistaram vagas para as próximas fases do Jergs

- Foto: Divulgação

O calendário esportivo dos estudantes de Venâncio Aires está agitado e tem rendido diversas medalhas e vagas para novas competições. Ao longo dos últimos dias, escolas da Capital do Chimarrão participaram da fase regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) campus Venâncio Aires também se prepara para a fase nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) de 2019.

Além de medalhas, os atletas do Cônego Albino Juchem e do Monte das Tabocas conquistaram vagas para as próximas fases do Jergs. Os alunos do CAJ, que disputaram no futsal categoria infantil masculino, venceram a competição regional e serão os representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na terceira fase do Jergs. A competição ocorre no próximo dia 11, em Tapera. Já os estudantes do Monte das Tabocas viajam na noite desta quinta-feira, 03, para Erechim. Na Capital da Amizade, nos dias 04, 05 e 06, ocorre a quarta fase do voleibol categoria juvenil masculino.

O Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Venâncio Aires também se prepara para competições esportivas em nível nacional. No Espirito Santo, na próxima semana, as atletas Daniela Stohr, Lorete Dornelles, Isadora da Luz, Brenda Bender e Thairê Schmitz vão disputar a fase nacional do JIFs na categoria futsal. Por conta do contingenciamento, neste ano, não foram realizadas as duas primeiras fases da competição. Todavia, na última sexta-feira, 29, o campus da Capital do Chimarrão foi comunicado que foi selecionado após a desistência do CAVG, de Pelotas, que foi campeão no ano passado.

Em entrevista à Rádio Venâncio Aires, a professora de Educação Física do IFSul, Ana Maria Martins Barbosa, destacou que a competição é importante não somente para o crescimento do esporte, mas para o desenvolvimento pessoal e humano. Além disso, lamentou que as alunas estão há algum tempo sem treinos, pois o ginásio da escola Odila Rosa Scherer, que era utilizado, foi interditado.

 

Joguem

Ao longo das últimas semanas, vários educandários de Venâncio Aires também participaram do Joguem. Promovidos pela Univates, os Jogos Escolares do Ensino Médio ocorreram em Lajeado e vários estudantes trouxeram medalhas para a Capital do Chimarrão. Veja a relação:

 

Futebol de campo masculino

Cônego Albino Juchem - Campeões

 

Futebol de campo feminino

Cônego Albino Juchem - Vice-campeãs


Handebol feminino

Gaspar Silveira Martins - Campeãs

 

Atletismo

IFSul

Mateus Heinen – Ouro nos 100m, ouro nos 200m e ouro no revezamento 4x100

Bruno Perreira – Ouro no arremesso de peso

Thailson da Luz - Prata nos 100m e ouro no revezamento 4x100

Junior Vedoi - Bronze nos 100m e ouro no revezamento 4x 100

Igor Stein - Prata nos 200m

José Vicente - Ouro no salto em distância e ouro no revezamento 4x100

Fernando Huttmann - Prata nos 400m

Larissa da Cruz – Ouro nos 200m

 


c