Venâncio Aires Set 06, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Venâncio Aires implementa Comitê para investigar motivos de suicídios no município

Órgão também organiza as atividades da campanha Setembro Amarelo

- Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde conta com Comitê Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O objetivo é sensibilizar, além da própria sociedade, profissionais da Saúde, Educação, Segurança Pública e outras instituições, sobre a importância do tema e prevenir a incidência e tentativas de suicídio. Agora, o município de Venâncio Aires conta com um comitê próprio.

Foi implantando o Comitê Municipal de Prevenção de Suicídios, tendo como referência o grande número de ocorrências na região. A enfermeira coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas (Caps AD), Patrícia Antoni, explica que o assunto ganhou ainda mais relevância a partir de um estudo denominado Observatório do Suicídio, que traçou o perfil das pessoas que tiraram a própria vida em Venâncio e outros municípios do Vale do Rio Pardo.

O observatório apresentou dados como maior incidência de mortes com homens e jovens, e a relação com violência familiar. A implantação de um Comitê em Venâncio Aires busca investigar os motivos que levam pessoas a tirar a cometer suicídio no município, já que o índice é tão significativo na região. Segundo a coordenadora do Caps AD, compõem o comitê, além de representantes do Governo, pessoas da sociedade civil e demais órgãos.

A prevenção do suicídio e destaque para a importância da busca por ajuda estarão ainda mais em evidência neste mês. A campanha Setembro Amarelo chama atenção da comunidade sobre o tema, para que as pessoas estejam mais atentas aos sinais que podem levar ao suicídio e ressaltar a importância da valorização da vida. Em Venâncio Aires, extensa programação é organizada. Além de palestras, no dia 27 ocorre o 1º Seminário Municipal de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.

Ouça aqui reportagem com a fala da enfermeira Patrícia Antoni: 

c