DISCUSSÃO Jul 16, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Vereadores Eduardo Kappel e Tiago Quintana têm novo debate ríspido

Desta vez assunto iniciou com cobranças sobre as estradas

- Foto: Arquivo Grupo RVA

Nesta segunda-feira, 15, a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires começou com uma homenagem à empresa de software Cantustange, pelos 25 anos de trabalhos desenvolvidos no município. Sócios estiveram presentes e agradeceram a condecoração. Após, teve início a votação dos projetos. Entre as pautas aprovadas, está autorização para abertura de crédito especial, para repasse à Secretaria Municipal da Saúde, que vai receber um valor do programa de “Recurso Hospitais Públicos Municipais e Hospitais Parceiros”. Foi autorizado o Poder Executivo a repassar recursos financeiros ao Hospital São Sebastião Mártir, referente ao financiamento da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento Regionalizado. Com adesão a esse programa, o Hospital já recebeu R$ 84 mil do Estado, por financiamento do Banrisul. Agora, serão recebidos, em parcela única, mais R$ 204 mil. O Hospital, que atende municípios da região, além de Venâncio Aires, realizou 95 partos, somente no mês de junho. Foi autorizado ainda, o repasse de um imóvel à Casa de Saúde. O terreno, com área de 225m², está localizado na rua Tiradentes.

Outro projeto aprovado, altera redação do Código Tributário Municipal, concedendo condições mais favoráveis ao contribuinte para pagamento do ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza). Ao invés de quatro parcelas, como é atualmente, o pagamento poderá ser feito agora em até seis vezes.

Foi aprovada também, uma reformulação na Lei que obriga instituições bancárias a instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público no município. A ideia é preservar a segurança dos clientes. A modificação na matéria é uma proposta do vereador Eduardo Kappel, PP.

No período das comunicações, alguns assuntos de relevância estiveram em pauta. O vereador Sid Ferreira, do PDT, falou sobre as obras realizadas nas ruas do município e sugeriu que a empresa responsável faça o conserto das calçadas já com colocação de piso tátil.

Já o vereador Tiago Quintana, do PDT, fez um comentário sobre pedido de informações feito, que teria gerado descontentamento por parte de Gilberto dos Santos, do PTB. No momento da fala de Quintana, Gilberto dos Santos já havia deixado o plenário e não acompanhava mais a sessão. Então, depois, o presidente, Eduardo Kappel retrucou o vereador do PDT.

Ouça o áudio com as informações da sessão:

 

c