Venâncio Aires Mai 08, 2019 Crédito: Assessoria de Imprensa / PMVA

Venâncio é pioneiro no Estado a ter filtro simplificado convencional para tratamento de água

A localidade de Alto Paredão Pires recebeu o equipamento

- Foto: Leandro Osório / Assessoria de Imprensa

Em uma ação descentralizada do Programa Pé na Estrada ontem, 6, o Prefeito Giovane Wickert, o Vice-prefeito Celso Krämer, estiveram presentes juntamente com representantes da Administração e de Secretários das pastas públicas, na localidade de Alto Paredão Pires, no 3º Distrito de Venâncio Aires. Distante a cerca de 60Km do perímetro urbano a região possui uma vastidão de açudes com condições de abastecer de melhor forma a necessidade da população de ter água de boa qualidade para consumo com uma solução alternativa e coletiva de tratamento de água.

Com este intuito a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) trabalha em parceria com Estados, municípios e outras instituições que atuam com saneamento ambiental para suprir uma carência dos moradores de regiões onde o abastecimento de água potável é baixo. Desta forma surge a Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), um projeto que produz soluções técnicas na área de Saneamento e Saúde Ambiental com fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção simplificadas, aplicabilidade imediata em curto prazo com procedimentos simplificados para realizar a clarificação, filtração e desinfecção em águas de superfície e subterrâneas, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades de zonas rurais que ainda não contam com abastecimento público. 

O projeto utiliza um processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, com uso de filtro e dosadores com características artesanais e de fácil instalação e aplicação. Uma forma eficaz e sustentável para suprir uma necessidade primária. “O Salta-Z nos dá a possibilidade de oportunizar água com melhor qualidade para a comunidade do Alto Paredão Pires, utilizando um sistema de fácil manuseio com uma alternativa inovadora”, ressalta Giovane.

c