Venâncio Aires Mai 07, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Moradores de Centro Linha Brasil apelam para que município mantenha técnico de enfermagem na Unidade de Saúde local

Uma reunião será realizada com a comunidade, em 14 de maio, a partir das 19h

- Foto: RVA

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desta segunda-feira, 06, um assunto comentado entre os parlamentares, foi a possível realocação de um técnico de enfermagem no interior. Com uma medida do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o município ficou obrigado a colocar enfermeiros em todas as unidades de saúde, inclusive aquelas que contavam apenas com técnico de enfermagem. Caso isso não ocorra, os postos correm risco de fechamento.

Um desses casos é o posto de Saúde de Centro Linha Brasil. Lá, o técnico de enfermagem Clênio Strassburger desenvolve um trabalho de mais de 14 anos pela comunidade, até mesmo com com ações externas de saúde e visitas a domicílio. Já existe uma mobilização por parte de moradores daquela região, para que o profissional permaneça no Posto. Alguns vereadores foram procurados por pessoas do 5º distrito, que apelam pela permanência do profissional na Unidade de Saúde.

O assunto também já foi tratado com o prefeito Giovane Wickert, para que uma solução possa ser buscada. A vereadora Sandra Wagner, líder de Governo na Câmara, anunciou que uma reunião será realizada com a comunidade. O encontro está previsto para ocorrer em 14 de maio, a partir das 19h.

A necessidade de contratação de enfermeiros para atuar em todas as unidades de saúde, se dá a partir de uma Ação Civil Pública do Coren contra o município de Venâncio Aires, que precisa ser obedecida. Além de Centro Linha Brasil, vão precisar se adequar as unidades de Vila Estância Nova, Linha Tangerinas, Vila Deodoro, Vila Teresinha, Vila Palanque, Vila Santa Emília e Linha Travessa.

c