Venâncio Aires Abr 10, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Sarau da Poesia Gaúcha na Fenachim presta homenagem ao declamador venâncio-airense Romeu Weber

Natural de Venâncio Aires, ele reside em Osório desde 1982, e é um dos declamadores mais premiados do Rio Grande do Sul

- Foto: Marquinho Jacobi / RVA

O CTG Chaleira Preta realiza durante a 15ª Festa Nacional do Chimarrão, a 1ª edição do Sarau da Poesia Gaúcha. O evento será realizado no dia 5 de maio e vai prestar homenagem ao declamador Romeu Weber. Natural de Venâncio Aires, ele reside em Osório desde 1982, e é um dos declamadores mais premiados do Rio Grande do Sul.

Entre os prêmios já recebidos, estão distinções em Rodeios Internacionais e Festivais de Poesia. Weber é tricampeão do Rodeio Internacional de Vacaria e vencedor por quatro vezes do 3º Esteio da Poesia Gaúcha. Em 2010, recebeu o título de 'Declamador da Década', e em 2017, o prêmio Vitor Mateus Teixeira da Assembleia Legislativa. Também é um dos idealizadores da Sesmaria da Poesia Gaúcha e Sesmaria Estudantil.

Em entrevista na Rádio Venâncio Aires, no programa Estampa Nativa, com João Paulo Heck, o declamador destacou que as capacidades artísticas dele foram aguçadas ainda na escola, na região de Vila Palanque. Romeu Weber também citou a homenagem da Capital do Chimarrão como o reconhecimento de um trabalho feito com amor e dedicação.

c