Venâncio Aires Mar 13, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Ospa confirma apresentação em Venâncio Aires em 2019

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre lançou a programação deste ano e cita a Capital do Chimarrão no roteiro

- Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

A temporada artística 2019 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) está repleta de grandes atrações e programas para públicos diversificados. Anunciada nesta terça-feira, 12, em coletiva à imprensa, a programação conta com 64 apresentações, repertórios inéditos e grandes nomes da cena internacional da música de concerto. No roteiro, está citada a cidade de Venâncio Aires, como um dos pontos de parada da Ospa para apresentação neste ano.

Além das séries já tradicionais da sinfônica – séries Interior, Araújo Vianna, Música de Câmara e Didáticos –, a série Pablo Komlós, lançada recentemente com a inauguração da Casa da Ospa, desponta como a principal do ano. A série Igrejas, que leva concertos gratuitos a espaços religiosos de Porto Alegre, retorna à programação e o Coro Sinfônico da Ospa desempenha um papel importante na agenda. O concerto de abertura da temporada ocorre no dia 16 de março (sábado), às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa (av. Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas, no Centro Administrativo do Estado). A regência é de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra, e os solos são do violinista chinês Yang Liu.

"Será um ano importante, manteremos as séries principais, ampliaremos a programação com o retorno da Série Igrejas, teremos renomados maestros e solistas e continuaremos executando ópera", disse Matté. "Procuramos sempre ampliar o repertório para atender todos os períodos da música de concerto e diferentes públicos. Há muita coisa pela frente, com uma agenda de muita qualidade e diversificação", acrescentou.

A montagem encenada deste ano é Orfeu e Eurídice, célebre obra de Christoph Willibald Gluck. O espetáculo ocorrerá no Theatro São Pedro, com regência de Evandro Matté e direção cênica de William Pereira. A agenda da Ospa ainda reserva uma grande viagem da orquestra por dois países da América Latina. Em julho, os instrumentistas realizam uma turnê pela Colômbia e pelo Panamá.

Turnê pela América Latina e Série Interior

Em 2019, a Ospa cruza fronteiras não só pelo interior do estado do Rio Grande do Sul, mas também pelo continente americano. De 24 a 28 de agosto, a orquestra, sob a regência de Evandro Matté, realiza uma turnê pelo Panamá e pela Colômbia. Em terras nacionais, a sinfônica procura reforçar ainda mais a meta de chegar ao maior número possível de cidades gaúchas. A Série Interior, patrocinada pela Corsan e realizada em parceria com o SESC, leva a Ospa para as cidades de Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, São Leopoldo, Santa Rosa, Uruguaiana, Carlos Barbosa, Venâncio Aires, entre outras.

Confira a programação completa e a lista de convidados especiais

Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

c