Cultura Mar 08, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Venâncio Aires realiza tratativas para viabilizar apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no município

Há a possibilidade de um show ocorrer até o fim do ano na Capital do Chimarrão

- Foto: Divulgação

Este ano de 2019 marca os 69 anos da Ospa. Para marcar a data, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre planeja a realização de uma temporada artística especial. E o município de Venâncio Aires poderá ser contemplado com uma das apresentações.

Conforme o secretário da Cultura Henrique Silva há a possibilidade de um show ocorrer até o fim do ano na Capital do Chimarrão. O assunto foi debatido com a gerente do Sesc local Diane Lacerda Araújo e com facilitador da unidade Rauel Borstmann. Segundo o diretor artístico da Ospa, maestro Evandro Matté, estão sendo programadas atividades ao longo do ano, que envolvem apresentações em cidades do interior.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre foi fundada em 1950. Até o ano de 1964, era mantida com a colaboração de sócios. Após estudos, em janeiro de 1965, a então Sociedade Orquestra Sinfônica de Porto Alegre teve autorizada a a encampação pelo Governo Estadual e, através de decreto de lei, foi transformada em Fundação, sob forma autárquica. Os músicos foram reconhecidos nos seus direitos como funcionários públicos, assim como os estrangeiros, desde que se naturalizassem. Desde então, mantida e administrada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Ospa é um órgão da Secretaria Estadual de Cultura.

 

c