Venâncio Aires Jan 03, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Depois de concretizar projeto para beneficiamento de feijão Cooprova inicia tratativas para fornecimento de suco

Projeto está sendo estudado para aproveitamento das frutas cítricas, como a laranja

- Foto: Divulgação

O ano de 2018 foi de trabalho e dedicação por parte da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), principalmente no que se refere à concretização de projeto para beneficiamento de feijão. Em parceria com cooperativa de Boqueirão do Leão, a Cooprova já processou o primeiro lote de feijão, que vai ser destinado aos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE). A comercialização também será feita nas próximas feiras do produtor a partir deste mês.

A vice-presidente da entidade, Mônica Moraes, comemora a conquista da cooperativa e destaca que, num primeiro momento, 20 toneladas de feijão devem ser comercializadas. O projeto recebeu da Secretaria Municipal da Agricultura um repasse de R$ 4,7 mil, para pagamento de despesas com arte e material das embalagens. Apesar de conter boa produção, com a grande procura já registrada, a Cooprova busca novos produtores para se associar e fornecer o feijão. “O feijão é bastante produzido em Venâncio, mas para consumo próprio. O que nós queremos agora é que o produtor possa cultivar para fornecer à cooperativa, já que estamos com uma boa procura”, destaca Mônica.

Para 2019, a Cooprova já almeja novos investimentos. Segundo Mônica, agora a cooperativa concentra esforços na tentativa de fornecer suco às escolas. O principal objetivo é o aproveitamento das frutas cítricas, como a laranja. A parceria para extrair o suco da fruta e garantir a comercialização também poderá ser feita com a mesma cooperativa de Boqueirão, que auxilia no processamento de feijão.

A Cooperativa dos Produtores tem atualmente cerca de 220 sócios. Além do repasse de alimentos por meio do PAA e do PNAE, a Cooprova também vende alimentos ao Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul e a casas prisionais de Venâncio e da região.

c