Venâncio Aires Jan 02, 2019 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Valor do IPTU 2019 pode ser acessado a partir do dia 14 de janeiro

Documento vai ser disponibilizado no site da prefeitura e em aplicativo para smartphones

- Foto: RVA

Pelo segundo ano consecutivo, em Venâncio Aires o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai ser pago dentro do ano. Com o modelo aplicado em 2017, o imposto em Venâncio Aires não é mais cobrado em cota única no último mês do ano anterior e sim em fevereiro do ano corrente. Neste ano, o vencimento será dia oito de fevereiro. A partir do dia 14 de janeiro os contribuintes poderão retirar a guia via internet.

No site da Prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br) o cidadão poderá retirar o documento para realizar o pagamento. Além disso, nesse ano a Prefeitura inovou e lançou o aplicativo “Cidadão online Venâncio Aires”, que poderá ser baixado em smartphones. No celular, o contribuinte poderá acessar também a guia de pagamento do imposto e já encaminhar o número do documento para o aplicativo do banco, por exemplo. “Estamos inovando mais uma vez para fazer com que seja cada vez mais rápido o acesso do contribuinte aos documentos, já que na época em que vivemos é preciso economizarmos tempo e recursos ambientais. Com o aplicativo ou no site, o cidadão pode emitir a guia e já pagar sem a necessidade de impressão do boleto e em qualquer lugar”, explica, o secretário da Fazenda, Eleno Stertz

Quem optar por pagar o imposto de forma antecipada, até dia oito de fevereiro, terá desconto de 5%. Se for bom pagador e estiver em dia com o município, ganha mais 8%. Os que optarem pelo parcelamento, em oito vezes, receberão os carnês a partir do dia 12 de fevereiro. A primeira parcela deverá ser paga até dez de março.

c