Saúde Nov 05, 2018 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Certificado Internacional de Vacinação começa a ser emitido a partir desta terça-feira em Venâncio Aires

É preciso efetuar um pré-cadastro no site da Anvisa e finalizar o processo de forma presencial

- Foto: Divulgação

O setor de vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, que atende junto ao Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas (Cadi), está credenciado ao Ministério da Saúde como órgão autorizado para emissão. A partir desta terça-feira, 06, Venâncio Aires passa a emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.

Até então, emitido no aeroporto em Porto Alegre, o certificado é obrigatório aos viajantes com destino internacional a países que requerem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela. Por meio de agendamento, o certificado será emitido agora no Cadi do município, segundo a coordenadora do Centro, enfermeira Carla Lili Muller.

O certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia poderá ser emitido para moradores de Venâncio Aires, e também de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado, que comprovarem que vão viajar ou realizar conexão em algum dos países que exigem o certificado. Carla Lili Muller ressalta que, antes de fazer o agendamento, é preciso efetuar um pré-cadastro no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após agendado e feito o pré-cadastro, o atendimento ocorre na rua Primeiro de Março, nº 821. No entanto, segundo Carla Lili, o endereço deve mudar em breve. Vai passar a atender junto ao Posto de Saúde Central, onde ficava a Farmácia Municipal. O certificado é obrigatório aos viajantes com destino internacional a países que requerem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela.

c