Venâncio Aires Ago 02, 2018 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Após queda de marquise em prédio no Centro Secretaria do Planejamento realiza notificações

O novo Código de Obras, aprovado em maio, estabelece a fiscalização

- Foto: Divulgação

A Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão de Venâncio Aires determina levantamentos no prédio localizado na rua Osvaldo Aranha, perto do cruzamento com a rua Sete de Setembro, onde caiu uma marquise. O desmoronamento aconteceu na madrugada desta quinta-feira. Ninguém se feriu.

Pela manhã, os entulhos foram recolhidos e equipe técnica da Prefeitura faz inspeção do local. Em comunicado, a secretária do Planejamento, Jalila Böhm Heinemann, lembrou que a queda da marquise coincidiu com levantamentos que a Secretaria já vem fazendo sobre as condições dessas proteções nos prédios em toda a cidade. Cerca de 80 vistorias já foram realizadas nas ruas centrais de Venâncio Aires. Jalila lembra que o novo Código de Obras, aprovado em maio, estabelece essa fiscalização.

Também, a partir das notificações, os proprietários desses estabelecimentos serão obrigados a emitir, periodicamente, laudos técnicos de engenheiros sobre as condições dos prédios e marquises. Além da qualidade das edificações, estas coberturas dos passeios públicos precisam também seguir outros regramentos estabelecidos pelo Código de Obras, como altura, projeto, manutenção periódica, e disposição, para não obstruir a iluminação pública.

c