Pesquisa Jul 26, 2018 Crédito: Jeferson Schwingel / Portal RVA

IBGE aponta que Venâncio Aires é o 2º município com o maior número de estabelecimentos agropecuários do estado

Os números indicam que a Capital do Chimarrão conta com 4 mil 367 propriedades rurais com algum tipo de produção

- Foto: Divulgação

Depois de 11 anos da última pesquisa, o Brasil volta a conhecer os detalhes da realidade do campo. Começaram a ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os primeiros resultados, ainda preliminares, de  censo agropecuário brasileiro realizado em 2017. Sítios não foram recenseados, apenas locais onde havia produção. 

Segundo dados iniciais apresentados, Venâncio Aires continua sendo o 2º município com o maior número de estabelecimentos agropecuários do estado. Dados de Censo realizado pelo IBGE indicam que a Capital do Chimarrão conta com 4 mil 367 propriedades rurais com algum tipo de produção, em uma área de 53 mil 316 hectares. Houve uma redução em relação a 2006, quando havia sido feita a última pesquisa. 

Outro dado interessante é que 645 locais ainda não possuem acesso à telefonia. Três mil 722 têm telefone. Mais da metade também não têm acesso à internet. São mil 917 com acesso, enquanto que 2 mil 450 propriedades rurais não têm internet. Também foi constatado que a maioria no campo é formada por idosos em Venâncio. 

Canguçu é o município que lidera o ranking, com o maior número de estabelecimentos agropecuários do estado.


 

c