Venâncio Aires Abr 09, 2018 Crédito: Camila Sehn e Veridiana Röhsler / RVA

Gênero e sexualidade são assuntos do Fórum de Educação que ocorre neste mês

A abordagem será feita pela psicóloga Joana Puglia na tarde de 27 de abril

- Foto: Divulgação

O 10º Fórum Internacional e 14º Fórum Nacional de Educação ocorre nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril em Venâncio Aires. No evento estão confirmados conferencistas nacionais e internacionais. Uma das palestrantes do fórum é a psicóloga de Venâncio Aires, Joana Do Prado Puglia. Ela vai abordar o tema “Gênero e sexualidade na escola: presente”. A palestra está marcada para o dia 27 de abril, às 14h30min.

Em entrevista a Rádio Venâncio Aires, Joana Puglia destacou a importância de se falar sobre gêneros: “gênero não é uma invenção nossa de agora. Os estudos de gênero surgiram a partir de uma necessidade da sociedade nos anos 60, quando começaram os questionamentos sobre o porquê de existir tantas diferenças entre homens e mulheres”.

A psicóloga ressaltou perguntas que começaram a ser feitas e que, até hoje, buscam respostas: “Hoje as diferenças já foram muito minimizadas por conta desses questionamentos. As mulheres queriam votar. E por que uma mulher não podia votar? Por que um homem podia ser um chefe de empresa e uma mulher não? Por que uma menina, ao nascer, seria determinado que ela ia ser dona de casa, aprender a lavar e bordar, e um menino ia poder pilotar avião, viajar e namorar quantas pessoas quisesse? Isso inquietou as mulheres naquele momento”. De acordo com Joana, essas perguntas fizeram a sociedade descobrir que além de diferenças anatômicas e biológicas, nós (homens e mulheres) somos dotados de significados, o que se deu o nome de ‘gênero’.

Ainda segundo Joana Puglia, esse tema tem se tornado muito polêmico. A ideologia de gênero e sexualidade se tornou um ponto frágil do conhecimento de professores e outros profissionais, já que não tem feito parte da formação. Para a psicóloga, é necessário que educadores também estejam aptos para discutir o assunto em salas de aulas, tratando com naturalidade o que, para muitos, ainda é um tabu.

Confira a programação completa do Fórum de Educação: 

25 de Abril - Quarta-feira

18:00 Credenciamento

19:00 Abertura Oficial

19:45 ELVIRA SOUZA LIMA - São Paulo

Conferência: "A importância da pedagogia revisitada pela neurociência: o papel do professor na formação humana das novas gerações"

 

26 de Abril - Quinta-feira

08:00 Credenciamento

08:30 JÚLIO FURTADO - Rio de Janeiro

Conferência: "Currículo, Desenvolvimento Humano e Diversidade: desafios e possibilidades"

13:00 Credenciamento

13:30 ZITA LAGO – Paraná

Conferência: "As diversas faces da escola e do Currículo frente os novos paradigmas educacionais: diversidade e inclusão"

18:30 Credenciamento

19:00 TEREZINHA RIOS - São Paulo

Conferência: "Currículo e poder - autonomia e autoridade na escola"


27 de Abril - Sexta-feira

08:00 Credenciamento

08:30 ARIANA COSME – Portugal

Conferência: "Desafios da organização curricular para atender a Escola do século XXI"

13:00 Credenciamento

13:30 VIVIANE WESCHENFELDER - Rio Grande do Sul

Conferência: "Escola e relações étnico-raciais: manter viva a pergunta"

14:30 JOANA PUGLIA - Rio Grande do Sul

Conferência: "Gênero e sexualidade na escola: Presente !"

18:30 Credenciamento

19:00 NOITE CULTURAL

 

28 de Abril - Sábado

08:00 Credenciamento

08:30 RENATO CASAGRANDE – Paraná

Conferência: "Novas atitudes, estratégias e ações dos educadores frente ao novo perfil dos alunos na sociedade contemporânea"

11:00 Encerramento

 

c