Venâncio Aires Mai 31, 2016 Crédito: Assessoria de Imprensa / PMVA

Festival de Gaiteiros lota dependências de salão na Linha Travessa

As apresentações ocorreram na noite da última sexta-feira, 27, diante de público estimado de 400 pessoas

- Foto: Thomás Lenz/Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo

O salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, de Linha Travessa, esteve lotado para a edição 2016 do Festival de Gaiteiros da localidade. As apresentações ocorreram na noite da última sexta-feira, 27, diante de público estimado de 400 pessoas, para prestigiar os músicos participantes do evento realizado pelo quinto ano consecutivo. A organização foi da própria comunidade, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo. Todos receberam troféus de agradecimento por suas participações.

De forma prévia, 26 grupos haviam confirmado presença para subir ao palco. No entanto, sete não compareceram, alegando motivos diversos. A redução do número aguardado de gaiteiros não tirou o brilho das apresentações, que se estenderam das 20h até por volta de 23h30min. A execução das músicas foi conduzida por gaitas dos mais variados tipos, com acompanhamento de voz, violão ou em apresentações solo, de acordo com a preferência de cada participante.

Nos shows, as crianças roubaram a cena. Entre os mais aplaudidos, estiveram a menina Camile Marques, de apenas oito anos, e o garoto Matheus Alberto de Moraes, de 11 anos de idade, que tocou sozinho com sua gaita. Ainda no local, o secretário Thomás Lenz destacou a diversidade das apresentações dentro do segmento proposto e o caráter integrador do festival, que reuniu artistas de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

c