Saúde Out 15, 2018 Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Estado já vacinou 80% do público-alvo contra a gripe

A campanha de vacinação termina nesta sexta-feira, 20 de maio

- Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul atingiu, nesta quarta-feira (18), a meta de imunizar 80% dos 3,5 milhões de gaúchos que integram os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe 2016. No total, foram aplicadas mais de 2,8 milhões de doses. No estado, a vacinação iniciou com uma semana de antecedência, em 25 de abril, e encerra nesta sexta-feira, 20 de maio.

Até o momento, dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) registram cobertura vacinal de 85% para idosos, 71% para crianças, 62% para gestantes, 90% para puérperas e 86% para indígenas. O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, destaca que crianças e gestantes ainda estão abaixo da meta e reforça a importância da imunização, que está disponível até sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde.

Integram os grupos prioritários para os quais a vacina é destinada: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário.

c