Solidariedade Mai 18, 2016 Crédito: Veridiana Röhsler / RVA

Banco de Sangue de Venâncio Aires necessita doações de todos os tipos sanguíneos

A unidade está localizada junto ao Hospital São Sebastião Mártir e atende das 7h30min às 11h30min

- Foto: Divulgação

A unidade do Banco de Sangue do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) necessita de doações de forma urgente. Todos os tipos sanguíneos estão em falta, inclusive os de RH positivo. A situação é considerada crítica pelos profissionais do local, que devem a diminuição no número de doações ao período de frio, propício para o surgimento de doenças respiratórias e gripes. “A demanda por parte dos pacientes permanece a mesma. O que diminuiu foi a quantidade de doadores”, ressalta a enfermeira Daiana Keller.

Para realizar a doação é necessário ficar atento a alguns itens. Um deles é estar bem de saúde. Também é preciso ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. A primeira doação tem que ser realizada antes dos 60 anos. Jovens maiores de 16 também podem efetuar a doação, desde que seja com autorização de um responsável. Para o processo, o doador não pode estar em jejum, devendo evitar apenas alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas horas antecedentes. 

Após a doação ainda deve-se evitar esforços físicos exagerados e a ingestão de bebidas alcoólicas. Para quem já realiza doações de sangue, o intervalo deve ser de, no mínimo, 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O Banco de Sangue de Venâncio Aires fica localizado junto ao Hospital São Sebastião Mártir, com atendimento das 7h30min às 11h30min. O telefone para contato é 3741-7349.

 

 

 

c