Venâncio Aires Abr 28, 2016 Crédito: Assessoria de Imprensa / PMVA

Curso instrui agricultores sobre melhorias em técnicas para irrigação de lavouras

O curso, assistido por 10 produtores hortigranjeiros, foi ministrado pelo mestre em agronomia Cleber Renato Zortea

- Foto: Daniela Ruppenthal

O programa Juntos para Competir ofereceu, no início desta semana, nova qualificação gratuita para agricultores venâncio-airenses. As aulas, ocorridas na última segunda e terça-feira, 25 e 26 de abril, na escola Wolfram Metzler e sede do Sindicato Rural, foram norteadas por explanações sobre melhorias em técnicas de irrigação. O curso, assistido por 10 produtores hortigranjeiros, foi ministrado pelo mestre em agronomia Cleber Renato Zortea, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo o agente de desenvolvimento da Prefeitura, Cristiano Kaufmann, já há novo curso gratuito previsto para agosto com inscrições abertas. A capacitação será voltada à construção de estufas, em data ainda a ser definida. Interessados já podem se dirigir à Secretaria Municipal da Agricultura, na rua Sete de Setembro, ou fazer contato através do telefone 3983-1031. Kaufmann frisa que este curso possuirá vagas para agricultores que não são componentes fixos do Juntos para Competir.

A próxima etapa do programa, viabilizado em parceria entre a Prefeitura, Sebrae/RS e Senar, está prevista para o dia 11 de maio. Nesta data, haverá missão técnica até Caxias do Sul, onde agricultores venâncio-airenses poderão conhecer experiências de sucesso de agricultores caxienses das áreas de horticultura e hortifruticultura. Esta viagem, porém, já está com inscrições esgotadas.

c