Enem 2016 Abr 27, 2016 Crédito: Ministério da Educação

Ministério da Educação fará primeiro simulado on-line no sábado

O conteúdo do primeiro provão será composto, principalmente, por assuntos estudados nas escolas até abril

- Foto: Divulgação

Neste sábado, o Ministério da Educação (MEC) vai realizar o primeiro simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Este recurso será oferecido aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do Ensino Médio no país. O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto, principalmente, por assuntos estudados nas escolas até abril.

Para este teste, serão oferecidos 120 mil pontos de Internet, em todo o Brasil. Trata-se de locais com acesso à rede em universidades e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias, além de escolas estaduais de Ensino Médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30/4.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio que dispõem de acesso à Internet poderão fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line, nesses casos, ficará disponível da meia-noite de sexta às 20h de sábado.

A partir do momento de início do exame on-line, o aluno terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo. O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem que fazer.

O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem.

Provas

• Além deste provão, estão previstos outros três simulados. O segundo será em 25/6; o terceiro, em 13/8; e o último, em 8 e 9/10.

• Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.

• As inscrições para a edição deste ano começarão dia 9/5 e vão atéas 23h59min de 20/5. As provas estão marcadas para 5 e 6/11.

c