Expoagro Mar 21, 2016 Crédito: Assessoria de Imprensa / Afubra

Celebração e desafios na abertura da Expoagro Afubra 2016

A abertura da maior feira agropecuária voltada à agricultura familiar ocorre até quarta-feira, 23

- Foto: Afubra

Na manhã desta segunda-feira, 21 de março, dia em que completa 61 anos, a Afubra abriu a 16ª edição da Expoagro Afubra no parque localizado em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS. Com destaque para a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, participaram da solenidade a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti, o Deputado Federal, Heitor Schuh, a Senadora Ana Amélia Lemos e o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, além de autoridades, patrocinadores, convidados e produtores rurais.

A abertura da maior feira agropecuária voltada à agricultura familiar contou também com a participação do Coral da Afubra e da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). As autoridades destacaram o papel da Afubra, da Expoagro Afubra no fortalecimento do setor primário, tão importante para a economia do Estado e do Brasil.

Diferente dos anos anteriores, o presidente da Afubra, Benício Werner substituiu o tradicional pronunciamento por uma homenagem aos 17 coordenadores que atuam na organização da Expoagro Afubra. O presidente ainda destacou o aniversário da entidade e agradeceu a todas as pessoas que fazem parte da história da Afubra, bem como aos patrocinadores do evento.

Em seu pronunciamento, a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti citou a Expoagro Afubra como uma reação positiva às dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo. Além disso, ela destacou o crescimento da feira que passou de cerca de 2 mil visitantes na primeira edição para mais de 80 mil em 2015. Para a deputada, “a Expoagro Afubra demonstra a vocação empreendedora do setor primário do Rio Grande do Sul”. Silvana Covatti ainda disse que a Assembleia gaúcha está de portas abertas para receber as demandas do setor primário do Rio Grande do Sul.

O deputado federal, Heitor Schuh iniciou seu pronunciamento cumprimentando pelo 61º aniversário da Afubra e destacou a atuação da entidade na proteção e fortalecimento da agricultura familiar, através da mutualidade. “Que isso sirva de exemplo para outros setores e para todo o Brasil”, declarou. Ele ainda destacou a importância do setor primário para o Brasil e da necessidade de fortalecer as políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura. Entre os temas principais, citou a prorrogação do prazo para o Cadastro Ambiental Rural e a necessidade de rever os critérios para a aposentadoria rural, em benefício dos agricultores.

Já a senadora Ana Amélia Lemos se disse entusiasmada, apesar das dificuldades econômicas que o País vive. Ao parabenizar a Afubra pelo aniversário, ela destacou o esforço pela preservação e sustentabilidade através do projeto Verde é Vida. Para a senadora, “a Expoagro Afubra mostra o que temos de melhor no Rio Grande do Sul, que é a agricultura familiar.” Ana Amélia Lemos ainda destacou o papel da Afubra no fortalecimento do setor primário, “que continua de pé, apesar das dificuldades” e os mais de R$ 20 milhões pagos aos produtores nesta safra para cobrir as perdas com a chuva e o granizo.

Já o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke destacou a importância da defesa da cadeia produtiva do tabaco, “pois o Brasil não pode abrir mão de produzir e exportar.” Ao parabenizar a Afubra pelo aniversário, Schwanke salientou os esforços da entidade pela diversificação da produção agrícola na região. O prefeito de Rio Pardo lembrou da construção do pavilhão das agroindústrias e do Centro Vocacional Tecnológico, que já estão com os projetos concluídos e aprovados, aguardando a liberação de verbas.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, se disse feliz ao ver o trabalho dos produtores rurais e o fortalecimento da agricultura familiar através da cooperação e pela forma como os agricultores se organizam. Para ele, as dificuldades podem ser superadas com coragem e determinação. “Trabalhando juntos, vamos conseguir tudo o que queremos para o Rio Grande do Sul”, destacou. Para Sartori, o trabalho, a cooperação e a inovação são o caminho para o crescimento e fortalecimento do setor produtivo primário.

Ainda durante a solenidade de abertura da Expoagro Afubra 2016 o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto entregou, simbolicamente, ao Presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, um KIT de materiais da piscicultura, um dos equipamentos que faz parte de um convênio e serão utilizados para capacitação e treinamento de piscicultores.

Após a solenidade de abertura, o presidente da Afubra, Benício Werner, acompanhado do governador José Ivo Sartori e de outras autoridades, seguiu para a primeira visita oficial à feira. Eles percorreram o espaço das agroindústrias e o Espaço Cultural da feira que, este ano, valoriza a Erva-Mate.

c